Saiba mais sobre o Dr. Tácito Mourão
Quem é o Dr. Tácito Mourão
Mineiro de Belo Horizonte, filho de dois médicos psiquiatras. Sou casado com a Elisa Mourão, que é dentista periodontista, e tenho um filhinho, o Otto.
Sempre tive fascínio pelo sistema nervoso. Formei-me médico em 2013 e desde então me dedico à neurocirurgia.
No período da residência médica no Hospital Odilon Behrens, tratei doentes de todas as áreas dentro da neurocirurgia, desde aneurismas e tumores cerebrais até pacientes com fraturas gravíssimas de coluna e outros com dores de coluna tão intensas que já não tinham mais esperança de retornar à vida normal.
Também me encaixava nesse grupo de pacientes com dor lombar, sou portador de hérnia de disco e talvez isso tenha me feito dedicar ao estudo e tratamento de doenças relativamente comuns, e que causam tanto sofrimento para quem tem que conviver com elas.
Percebia que esses pacientes geralmente eram saudáveis, mas devido a alterações neurológicas ocasionadas na medula e nos nervos que se originam dela, devido a diversas causas, a qualidade de vida ficava extremamente comprometida. Pessoas ativas, que antes levavam uma vida feliz, ficavam impedidas de viver plenamente porque acabavam tendo que conviver com dores fortíssimas e até mesmo paralisia de algum membro.
Inicialmente, como todo cirurgião de coluna, realizava procedimentos clássicos, já bem conhecidos, como descompressões abertas e artrodeses (fundir uma vértebra à outra com parafusos). Observava que apesar de o resultado final ser muito bom, a recuperação podia ser lenta e dolorosa. Queria uma recuperação mais rápida e fácil para meus pacientes, foi quando comecei a estudar métodos alternativos para tratamento dessas doenças.
Para isso, fui aprender com uma das maiores referências mundiais e criador de diversas técnicas de endoscopia de coluna, o Dr. Kim Hyeun Sung, na Coréia do Sul. Lá pude ver como a endoscopia de coluna modifica completamente a qualidade de vida de pacientes que sofrem com alterações degenerativas da coluna, como hérnias de disco e canal vertebral estreito. Era impressionante ver que pacientes submetidos a procedimentos por cortes tão pequenos já estavam sem dor logo após o procedimento. Convivi e aprendi com os melhores.
Trouxe uma bagagem de conhecimento e empolgação para fazer os mesmos procedimentos em Belo Horizonte, e desde então já pude ajudar várias pessoas com alterações de coluna a viver plenamente sem a necessidade da recuperação lenta e dolorosa de um procedimento cirúrgico aberto.
Hoje, atendo meus pacientes na Clínica Mourão, localizada aos pés da serra do curral, na Praça da Bandeira – Belo Horizonte. Realizo os procedimentos e cirurgias nos hospitais Madre Teresa e Mater Dei.